Por que estudar Histologia em Odontologia?

Integrar conhecimentos e crescer profissionalmente


No início do ciclo básico, é comum o aluno de Odontologia se perguntar o porquê de estudar as matérias básicas como Histologia, Embriologia, Biologia Celular, Genética, entre outras tantas, com tantos detalhes.

Assimilar a importância dos conteúdos básicos de biologia e morfologia celular no início de uma formação que, na sua essência, é fundamentalmente clínica, como a Odontologia pode ser difícil.

No entanto, desde o início, o aluno deve ser estimulado a dar valor as disciplinas básicas, afinal, elas formam a base do conhecimento clínico. O domínio da patologia, do diagnóstico, da terapêutica e da prevenção nas ciências odontológicas se dá pela integração dos conhecimentos histológicos, embrionários e anatômicos com as disciplinas que compõem o ciclo profissional.

Quando o aluno entende com clareza os conceitos histológicos e embrionários, desenvolve a habilidade de identificar e reconhecer com precisão as estruturas estudadas e sabe utilizar a terminologia adequada, integrar os conceitos básicos com os conceitos profissionais se torna simples, de forma que o aluno consegue relacionar facilmente a Odontologia Básica e a Odontologia Clínica.

Você que é aluno do ciclo básico pode ter certeza que todos esses conhecimentos estudados serão aplicados futuramente. E ter domínio desses conhecimentos farão você um profissional diferenciado e melhor.